arteprog arte e programação

Texto

Waldemar Cordeiro (Roma, Itália 1925 - São Paulo, São Paulo, 1973)

A partir de 1968 passa a se dedicar à investigação das possibilidades de utilização artística do computador. Ele via a arte eletrônica como uma consequência lógica da arte concreta. Arteônica foi o neologismo criado por Cordeiro a partir da fusão das palavras arte + eletrônica para designar o resultado de suas novas pesquisas artísticas. Trabalhou com o Prof. Giorgio Moscati no Departamento de Física Nuclear - USP, quando realizaram juntos os trabalhos Beabá e Derivadas de uma imagem.

Beabá - a partir de um programa gerador de combinações probabilísticas entre letras.

beaba

Computador: IBM 360/44
Programado em FORTRAN IV por Giorgio Moscati
Produzido na Universidade de São Paulo

Derivadas de uma imagem - geração de imagens derivadas de uma fotografia usada como matriz.

derivada

Waldemar Cordeiro and Giorgio Moscati, Derivadas de Uma Imagem, 1969. (a) Grau zero, 47 x 34.5 cm. (b) Grau um, 47 x 34.5 cm. (c) Grau dois, 47 x 34.5 cm. Executado em um IBM 360/44.

Processo: dividir arbitrariamente a imagem em uma grade. Enumerar os pontos de 1 a 7 (do preto ao branco).

Impressora:

1 /ZXMHO

2 /ZXMH

3 /ZXM

4 /ZX

5 /Z

6 /

7 em branco

Dwarf Fortress

É um jogo com gráficos baseados em texto. Antes de jogar, o jogador gera mundo com continentes, oceanos, civilizações e história documentada.

Desenvolvedor(s) Tarn Adams

Editor(s) Bay 12 Games

Designer(s) Tarn Adams e Zach Adams

Plataforma(s) Windows, Mac OS X, Linux

Lançamento 8 August 2006

Gênero(s) Simulação de construção e gestão

Modo(s) Single-player

df1

Um mundo em geração.

df2

O jogo usa símbolos de texto para gráficos. Por exemplo, um gato é um ‘c’ branco e uma cachorro é um ‘d’ marron.

Inflorescence city

Katie Rose Pipkin e Loren Schmidt.

Viaje por uma paisagem sem fim e visite cidades imaginárias.

info

Star Wars asciimation

No terminal: telnet towel.blinkenlights.nl

starwars

ASCII (do inglês American Standard Code for Information Interchange; “Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação”) é um código binário (cadeias de bits: 0s e 1s) que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando portanto apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos[1].

ASCII art consiste em imagens construídas com os 95 caracteres imprimíveis (de um total de 128) definidos pelo ASCII Standard de 1963 e conjuntos de caracteres compatíveis com ASCII com caracteres estendidos proprietários (além dos 128 Caracteres do ASCII padrão de 7 bits). O termo também pode ser usado para referir a arte visual baseada em texto em geral. ASCII art pode ser criada com qualquer editor de texto.

Uma das principais razões pela qual a arte ASCII nasceu foi porque as primeiras impressoras muitas vezes não possuíam capacidade gráfica e, portanto, os caracteres eram usados em lugar de marcas gráficas. ASCII art também foi usado no e-mail inicial quando as imagens não podiam ser incorporadas.

Entre os mais antigos exemplos conhecidos da arte ASCII estão as criações do pioneiro da arte do computador, Kenneth Knowlton, de 1966, que trabalhava para o Bell Labs na época. “Estudos na Percepção I” de Ken Knowlton e Leon Harmon de 1966 mostram alguns exemplos de suas primeiras artes ASCII.

ken

Studies in Perception I 1966
Leon Harmon e Kenneth C Knowlton

Emoticons - um emoticon - emotion (emoção) + icon (ícone) - é uma sequência de caracteres tipográficos que representam um estado emocional.

Tupigrafia 9

tupi

Capa Dimitre Lima

Ver também: Caligraft, Rogue, Charles Gaines, Zork.