No Processing, o teclado e o mouse são duas as principais formas de entrada de dados. Em outra ocasião trataremos da leitura de arquivos e outras fontes de dados. Veh=jamos aqui as maneiras de se obter informações sobre o movimento e cliques do mouse, assim como saber sobre as teclas sendo pressionadas no teclado.
As variáveis de sistema como mouseX
, mouseY
, keyPressed
e mousePressed
contém a todo instante informações sobre o estado do teclado e mouse. Podem ser consultadas em qualquer lugar do programa e são vistas frequentemente em condicionais dentro do bloco de draw()
.
tipo | nome | descrição |
---|---|---|
int | mouseButton | indica qual botão do mouse foi clicado LEFT , RIGHT ou CENTER |
boolean | mousePressed | estado do mouse (true indica pressionado) |
int | mouseX | informa a posição X do mouse na tela |
int | mouseY | informa a posição Y do mouse na tela |
int | pmouseX | informa a posição X anterior do mouse na tela |
int | pmouseY | informa a posição Y anterior do mouse na tela |
char | key | caractere da última tecla alfa-numérica pressionada, ou a constante CODED |
int | keyCode | código da última tecla não alfa-numérica, como SHIFT , UP e etc. |
boolean | keyPressed | indica se alguma tecla está pressionada com (true ) |
void setup(){
size(200, 200);
}
void draw(){
if (keyPressed && keyCode == SHIFT) { // se a tecla SHIFT estiver pressonada
strokeWeight(5); // usa linha mais grossa
stroke(255); // com traço branco
} else { // senão, quando tecla SHIFT não estiver pressonada
strokeWeight(1); // usa linha fina grossa
stroke(0); // com traço preto
}
if (mousePressed) { // Se o mouse estiver pressionado
line(pmouseX, pmouseY, mouseX, mouseY); // Então desenha uma linha da posição anterior do mouse até a atual
} // termina o bloco (repare que no faz nada se o mouse estiver solto)
}
Definidas pela pessoa criando o programa, com os nomes especiais “encomendados”, como keyPressed()
, keyReleased()
, mousePressed()
ou mouseReleased()
, estas funções precisam ser definidas fora do bloco de draw()
(note que o draw()
precisa existir, mesmo que vazio, para garantir a execução de um laço principal do Processing) e serão executadas apenas quando seus respectivos eventos de teclado e mouse acontecerem.
nome | descrição |
---|---|
mouseReleased() | função executada quando o botão do mouse é solto depois de pressionado |
mouseWheel() | função executada quando a rodinha do mouse é girada |
mouseClicked() | funcão executada quando o mouse é clicado (já solto o botão) |
mouseDragged() | função executada quando o mouse é movido pressionado |
mouseMoved() | função executada quando o mouse é movido |
mousePressed() | função executada quando o botão do mouse é pressionado |
keyPressed() | função executada quando uma tecla é pressionada |
keyReleased() | função executada quando uma tecla é solta |
keyTyped() | função executada quando uma tecla alfa-numérica é digitada |
void setup(){
size(200, 200);
}
void draw(){ // é necessário um draw(), mesmo que vazio, para que exista um laço principal e funcionem os eventos
}
void mouseDragged() {
line(pmouseX, pmouseY, mouseX, mouseY); // Desenha uma linha da posição anterior do mouse até a atual
}
void keyPressed(){ // Esta função executa uma vez quando uma tecla é pressionada
if (key == 'a') { // Se a tecla do caractere 'a' foi a última pressionada
background(200); // Apague a tela com um fundo cinza (só executa sob as condições acima)
}
if (keyCode == DOWN) { // Se a seta para baixo foi precionada
saveFrame("imagem-####.png"); // salve a imagem da tela de pintura em um arquivo PNG
println("salvo o frame " + frameCount); // mostre no console o número do frame
}
}
REAS, C.; FRY, B. Processing: a programming handbook for visual designers and artists. Cambridge, Mass: MIT Press, 2007.