Programação Criativa
O curso introdutório Programação Criativa, visa promover a familiarização dos participantes com a arte computacional por meio de aulas práticas, usando Processing, plataforma de programação em código aberto amplamente utilizada por artistas, assim como estimular a reflexão a partir da análise de obras e leituras sobre o assunto.
Objetivos do curso
- Estudar conceitos fundamentais das linguagens de programação;
- Utilizar o Processing como ferramenta para a produção artística no domínio da expressão visual;
- Estimular o uso da programação de forma criativa, exploratória e poética;
- Ser um processo de ensino/aprendizado onde todos os participantes são convidados a compartilhar seus conhecimentos;
- Incentivar a autonomia dos participantes e o conhecimento livre.
Atividades
- Análisar obras de arte;
- Pesquisar a história da arte computacional;
- Estudar a sintaxe do Processing;
- Conhecer conceitos fundamentais da ciência da computação;
- Realizar exercícios mão na massa;
- Desenvolver projetos artísticos;
- Debater coletivamente o conteúdo dos encontros;
- Documentar e compartilhar material desenvolvido pelos participantes.
Conteúdo
- Introdução
- Desenho Básico
- Interação
- Condicionais
- Input
- Arte Gerativa
- Funções
- Variáveis, parâmetros e tipos
- Escopo
- Aleatoriedade
- Laços de repetição
- Translação e rotação
- Arrays
- Tabelas
- Data arte
- Pixel arte
- Pixels e imagens
- Glitch art
- Recursão
- Exportação de imagens, PDF e SVG
- Movimento
- Orientação a objetos
- Texto
Outros recursos
Materiais abertos em português
Texto e imagens / text and images: CC BY-NC-SA 4.0; Código / code: GNU GPL v3.0 exceto onde explicitamente indicado por questões de compatibilidade. DETALHES