Processing é uma plataforma de software aberta e livre para ensino de programação no contexto das artes visuais, criado por Casey Reas e Ben Fry. É complementado por uma versão web, chamada p5.js, criada por Lauren McCarthy. Hoje, Processing e p5.js são usados por uma comunidade de artistas, programadores, educadores e estudantes no mundo todo.
O foco deste projeto é tornar o aprendizado de como programar e fazer trabalhos criativos com código acessíveis a diversas comunidades, especialmente a quem de outra maneira poderia não ter acesso a estas ferramentas e recursos. O primeiro Processing Community Day (PCD), organizado por Taeyoon Choi e a Fundação Processing em 2017, foi uma das iniciativas para melhorar a diversidade na comunidade de arte e programação. Tendo acontecido no Media Lab do MIT, PCD 2017 atraiu membros da comunidade de toda a costa leste dos EUA para que se encontrassem em pessoa, compartilhando seus trabalhos, aprendendo e colaborando.
Para o PCD 2019 nós gostaríamos de ampliar o alcance e impacto desta comunidade organizando com centenas de comunidades ao redor do mundo. A Fundação Processing organizará um Processing Community Day em Los Angeles assim como convida organizadores de todo o mundo para se juntar a nós em múltiplos lugares em janeiro e fevereiro de 2019.
Quando: 19 de janeiro de 2019, 10 AM - 06 PM
Onde: ThoughtWorks Brazil
Avenida Paulista, 2300 - Edifício São Luis Gonzaga- Conjunto 41
Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-300, Brazil
O grupo organizando o PCD @ São Paulo surgiu das ligações pessoais e atividades educacionais das pessoas envolvidas com a Noite de Processing, um encontro mensal sobre arte e programação que acontece no Garoa Hacker Clube em São Paulo.
[Evento realizado em 19/01/2019] As inscrições estão encerradas.
João Antônio Ferreira
Os participantes vão selecionar democraticamente um jogo Arcade e este será desenvolvido do zero ao longo do dia, podendo haver também seções estilo Dojo, dependendo do público.
“Jogo de Nave” - o código criado na oficina.
[Para Aprender] - Claudio Esperança
O uso da linguagem Python no ensino de programação em nível introdutório tem se tornado uma opção cada vez mais popular. […] Nesta apresentação discutirei minha experiência com o uso de Skulpt (interpretador Python escrito em Javascript) mesclado a uma biblioteca Processing simplificada como ferramenta no ensino de Programação no curso de Engenharia de Computação e Informação. Falarei também sobre o desenvolvimento de uma outra ferramenta que substitui o Skulpt por Brython, uma implementação de Python 3 para web, e a biblioteca Processing simplificada por p5.
[Para Fazer] - Rodrigo Rezende de Souza
Praticar com os participantes como é formada a imagem computacional realizadas através de operações matemáticas simples e comparando estas operações a comandos da linguagem de programação existentes hoje, utilizando de formas geométricas básicas e se possível pequenas animações.
[Para Fazer] - Tatyana Zabanova
Autómatos celulares básicos, tais como Wolfram Rules e Jogo da Vida, por onde começar, como fazer e para onde evoluir.
Slides (pdf) e código da apresentação
[Para Fazer] - André Burnier
A proposta da apresentação é explorar os questionamentos - e algumas soluções - de um designer gráfico em busca maneiras de usar programação como ferramenta para fazer design. Além de explorar alguns usos de programação em meus projetos, eu gostaria de falar sobre o processo de design e como programação impacta a maneira que eu penso e executo minha atividade. De modo geral eu quero transmitir para o público programador a minha perspectiva de como penso e executo um trabalho, e para o público artista gráfico, como a ferramenta (programação) impactou no meu processo criativo e abriu novos horizontes.
[Para Aprender] - Marco Macarena
Já confirmados:
Trilha para apresentações que falam sobre processos educacionais com programação e arte. Estamos interessados em apresentações/atividades que falem sobre pedagogia, novas abordagens de ensino, sobre infra estruturas educacionais. Tudo o que diz respeito aos processos de ensino e aprendizado.
Organizador: Marco Macarena
Os participantes vão selecionar democraticamente um jogo Arcade e este será desenvolvido do zero ao longo do dia, podendo haver também seções estilo Dojo, dependendo do público.
Organizador: João Antonio
Trilha para apresentações que falem sobre o processo de fazer e criar objetos com programação. Estamos interessados em apresentações/atividades que falem sobre algoritmos, sobre técnicas de desenho, sobre infra estruturas de projetos etc. Tudo o que diz respeito à decisões artísticas, suas implementações e aplicações.
Organizador: Bernardo Fontes
Alexandre Villares é arquiteto formado pela FAU-USP. Pesquisa ensino de programação em um contexto visual no mestrado do programa de pós-graduação ATC FEC/Unicamp. Membro da Processing Foundation, co-organizador da Noite de Processing e parte de artepro.space. Trabalha como professor e educador em São Paulo, produzindo com programação sketches diários em abav.lugaralgum.com/sketch-a-day.
Monica Rizzolli é conhecida por suas simulações computacionais que transformam sinais do ambiente em paisagens animadas. As projeções exploram temas como: A imagem da cidade, psicologia ambiental e a percepção humana do espaço. Rizzolli já exibiu nos EUA (MAK Center’s Artists and Architects, LA), Brasil, Alemanha, China e Espanha. Premiações incluem o MAK Schindler Scholarship (MAK Vienna) e o Sweet Home (Hablarenarte, Madrid). Atualmente, ela desenvolve uma série de projetos educacionais relacionados a arte e tecnologia e projetos como “Contrast” com o designer de tipografia Tony de Marco (http:..contrast.parts). Nascida em São Carlos, Rizzolli estudou no Instituto de Artes da UNESP (Belas Artes, São Paulo, Brasil) e no Kunsthochschule Kassel (Drawing, Kassel, Germany). Ela vive e trabalha em São Paulo.
João Antonio de F. P. e Ferreira, 27 anos, é um programador independente cujo trabalho abrange desde software-art e creative coding até desenvolvimento de jogos e utilidades para desktop. Seu portfólio online se encontra em https://introscopia.github.io/pt/index.html
Bernardo Fontes é cientista da computação com diploma da UFF (Rio de Janeiro). Ele desenvolve explorações em práticas minimalistas de processuais em diversas frentes; é um dos criadores de um coletivo de escritores chamado pessoas.cc; Assina como berin e 2bonsai em seus trabalhos com faixas musicais; e publica sketches de arte computacional em berinhard.github.io/sketches.
Marco Macarena é desenvolvedor web Full Stack com formação em educação (pedagogia). Trabalha com programação, educação e suas relações, como Gerente de Projetos engajado em desenvolvimento profissional e também como professor de jovens tomando seus primeiros passos em programação com Python e JavaScript.
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Noite de Processing is a regular meetup to talk about art and programming, not exclusively about Processing. A free and open meeting (no registration required). The activity is organized by Monica Rizzolli, Alexandre Villares and João Antonio de F. P. e Ferreira (since 2018), usually held every month on the last tuesday at 7PM.
Luciano Ramalho, Tony de Marco